Bom, o meu intuito de abordar este tema hoje é que desde os tempos mais primórdios o que vale para "vencer ou convencer" não é simplesmente ter um príncipio e sim saber falar, se impor, se destacar verbalmente ou até visualmente (marketing pessoal).
A retórica não visa saber o que é verdadeiro ou certo, e sim convencer, persuadir (ou até mesmo manipular pra quem gosta de teoria da conspiração) a quem escuta o seu interesse, ideal etc.
Um caso muito interessante de quem tinha uma retórica espetacular era o de HItler, convenceu um país inteiro a seguí-lo em um ideal absurdo conseguindo fazer com que milhões não só o seguissem mas como lutassem por aquilo que ele acreditava. Não podemos ignorar o essência do bom discurso.
Trazendo para os dias atuais, para entedermos melhor sobre retórica, vou abordar uma situação muito comum entre os casais. Quem nunca brigou com a namorada (ou namorado) e sabendo que está errado mas consegue fazer com que o companheiro o peça desculpa por uma coisa que você fez errado? Isso é retórica pura, acompanhado com uma dose de sentimento de perda, pois se você não concordar teme que a pessoa te largue não é verdade? Depois de passada a situação, quem pede desculpa, fica puto consigo mesmo porque pediu desculpa por algo que você não fez.
Retórica já até virou trabalho, quem trabalha em telemarketing sabe do que estou falando, ou aquele que já recebeu uma ligação do "chato" e fez aquele segurozinho que não vai lhe fazer falta no seu orçamento se você economizar dois cafézinhos por dia, ou aquele super cartão de crédito sem anuidade (mas somente no 1° ano de uso ein, não esqueça "tsc"). Pois então, você foi vítima da retórica. Nem vou citar os vendedores, sou um destes.
Oi! quer um cartãozinho? Sem anuidade senhor!
Pessoal, não adianta fugir, criar principios, sonhos para serem derrubados no primeiro instante que chega um "sábio falador" e acaba com toda a sua esperança e você fica com cara de bunda e depois ficar se perguntando "Será que é verdade?".Procurei uma frase para que podemos resumir a retórica, simplificando-a. Eis: "Quem deseja ter razão de certoa terá com o mero fato de possuir língua" Goethe
Hoje quem sabe falar no mundo é rei, mas não fique triste caso você não saiba falar direito, porque aqui no Brasil, você pode ser Presidente (Vide o Lula, rs).