sexta-feira, 16 de abril de 2010

Esqueça seus príncipios, o que vale é a Retórica!

Esqueçam tudo, seus ideaís, seus príncipios, sua idéias, ou até mesmo seus sonhos. O que vale mesmo é quem tem o dom da Retórica.Para aqueles que não sabem o que é retórica, significa o dom da palavra, aquele indivíduo que ao se lembrar dele você sempre fala, "Esse cara falando é foda!" ou coisas do tipo.
Bom, o meu intuito de abordar este tema hoje é que desde os tempos mais primórdios o que vale para "vencer ou convencer" não é simplesmente ter um príncipio e sim saber falar, se impor, se destacar verbalmente ou até visualmente (marketing pessoal).
A retórica não visa saber o que é verdadeiro ou certo, e sim convencer, persuadir (ou até mesmo manipular pra quem gosta de teoria da conspiração) a quem escuta o seu interesse, ideal etc.
Um caso muito interessante de quem tinha uma retórica espetacular era o de HItler, convenceu um país inteiro a seguí-lo em um ideal absurdo conseguindo fazer com que milhões não só o seguissem mas como lutassem por aquilo que ele acreditava. Não podemos ignorar o essência do bom discurso.
Trazendo para os dias atuais, para entedermos melhor sobre retórica, vou abordar uma situação muito comum entre os casais. Quem nunca brigou com a namorada (ou namorado) e sabendo que está errado mas consegue fazer com que o companheiro o peça desculpa por uma coisa que você fez errado? Isso é retórica pura, acompanhado com uma dose de sentimento de perda, pois se você não concordar teme que a pessoa te largue não é verdade? Depois de passada a situação, quem pede desculpa, fica puto consigo mesmo porque pediu desculpa por algo que você não fez.

você deu mole desta vez campeão!

Retórica já até virou trabalho, quem trabalha em telemarketing sabe do que estou falando, ou aquele que já recebeu uma ligação do "chato" e fez aquele segurozinho que não vai lhe fazer falta no seu orçamento se você economizar dois cafézinhos por dia, ou aquele super cartão de crédito sem anuidade (mas somente no 1° ano de uso ein, não esqueça "tsc"). Pois então, você foi vítima da retórica. Nem vou citar os vendedores, sou um destes.

Oi! quer um cartãozinho? Sem anuidade senhor!

Pessoal, não adianta fugir, criar principios, sonhos para serem derrubados no primeiro instante que chega um "sábio falador" e acaba com toda a sua esperança e você fica com cara de bunda e depois ficar se perguntando "Será que é verdade?".

Procurei uma frase para que podemos resumir a retórica, simplificando-a. Eis: "Quem deseja ter razão de certoa terá com o mero fato de possuir língua" Goethe


Hoje quem sabe falar no mundo é rei, mas não fique triste caso você não saiba falar direito, porque aqui no Brasil, você pode ser Presidente (Vide o Lula, rs).

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Faz muito sentido,Rafael.

    ResponderExcluir
  2. -
    Cara,
    Falou de um assunto que me fascina de verdade.
    O que vc disse faz total sentido.

    “O juiz é Deus.
    Por que Ele é Deus?
    Porque Ele decide quem ganha ou perde e não, o meu adversário.
    Quem é o adversário?
    Ele não existe.
    Por que ele não existe?
    Ele é apenas uma voz que discorda da verdade que eu digo.”

    Para motivar os alunos de seu grupo de debates, essa espécie de mantra é usado por Denzel Washington em "O grande desafio" [The Great Debaters], filme dirigido pelo próprio Denzel que interpreta o professor Melvin Tolson.

    O filme é baseado em uma história real e vale a conferida.

    Show essa publicação!

    ResponderExcluir
  3. é... retórica é tudo ... como você mesmo exemplou o caso do Hitler ... tanto na vida pessoal, profissional ... é fascinante esse dom, porém saber ouvir também é legal né ... não basta só o bom português ... falando ainda sobre seu exemplo (Hitler) pode não parecer, mas para muitos ele era completamente amável, amigo ... um outro lado que muitos desconhecem, mas para alguns alemães ele era um semi Deus ... teve muita gente que se matou junto com ele ... (estou falando com base no seu exemplo de retórica apenas ... não sou fã desse cara não !!!) parabéns pelo blog, estou te seguindo certo ?

    ResponderExcluir
  4. Arathane, fica tranquila, que a gente sabe que vc não é fã do Hitler, mas se for "cortar" Hitler em partes e colocar alguma coisa positiva seria a parte de tática nas guerras e o dom de saber falar. Mas como vc mesmo disse ás vezes temos tbm de saber ouvir, foi o mesmo caso dele que não ouviu um General Alemão dizer que não era pra fazer a invasão a URSS e ele ignorou completamente. Agora há de se destacar que seus ideaís (os de Hitler) eram completamente ABSURDOS E NON-SENSE legal.

    Obrigado por nos seguir!

    ResponderExcluir
  5. então, eu estudei amadoramente umas partes dessas da 2ª guerra, tem até um filme que mostra esse lado dele "O Bunker" ele ouvia sim (porém o que era conveniente para ele rs...)
    Com sua boa retórica ele conseguiu convencer muita gente (muita gente mesmo) dos seus ideais absurdos, teve gente que entrou tanto nessas idéias que quando ele decidiu se matar, se mataram junto com ele porque não queriam viver a Alemanha pós Hitler ... O cara era doido, porém na sua loucura com seu grande poder de persuadir levou muita gente com ele ... ele tomava cházinho com sua amante e as amigas (imagina isso) e com suas secretárias também (tem outro filme que fala isso - "eu fui a secretária de Hitler) lá mostra como ele era amado pelas secretarias (algumas decidiram ficar com ele lá na hora que o pau tava cantando) O que eu quero dizer é, A maluquice dele através do seu grande poder de retórica convenceu muita gente de que todas as suas loucuras eram coerentes e que todas aqueles absurdos no fim era para o bem ... (claro que o bem conveniente a ele) mas ele convenceu e conquistou muitos infelizes lá, e levou a maioria pra cidade de pé junto com ele ...

    ResponderExcluir
  6. quanto a tatica de guerra, lá na sua resposta, eu acho que o poder da palavra era maior que a tática de guerra ... Ele "Graças a Deus" não chegou até onde queria, (fez muito, muito estrago, mas uma hora tudo começou a dar errado e ele fez o favor para a humanidade de se matar)ainda bem né ...

    ResponderExcluir
  7. mas então ficou muito comprido isso... esse assunto é pra ser discutido no buteco tomando cerveja e comendo uns petiscos kkkkkkkkkkkkk Valeu pela visita, depois me conta o que achou da banda e me visite mais vezes ... sem assuntos polêmicos heim, pq se não daqui a pouco vai parecer que eu tenho uma foto autografada com um beijinho do hitler na minha agenda !!!! de vilão por vilão, prefiro o Napoleão !!!! hahahahahahah

    ResponderExcluir
  8. com certeza a retórica é muito poderosa, haja vista o número de pessoas que, iludidas por palavras revestidas de "salvação" mobiliam os templos da vida. uma retórica boa, recheada de coisas que o interlocutor deseja ouvir, foi capaz de criar deuses no passado, e uma retórica somada ao emocional de um interlocutor que se recusa a investigar as causas racionalmente, continua sendo um excelente instrumento de alienação das massas. assim como o Hitler com palavras cheias de emoção e autoridade, mobilizou vidas em prol de seus devaneios, ainda hoje sacerdotes espertos continuam a fazê-lo.

    ResponderExcluir